O que Observar Antes de Comprar um Apartamento na Planta?
Comprar um imóvel na planta é a realização de um sonho.
A gente pensa na localização, na metragem, na quantidade de vagas na garagem……mas a empolgação faz com que vários detalhes passem desapercebidos. Esses detalhes, que ninguém te conta, vão fazer muita diferença na hora de morar no imóvel!
Separei algumas dicas para te ajudar. Lembrando que muitas vezes temos que abrir mão de algumas coisas para ganhar outras, então é bem possível que você não consiga encontrar um imóvel com TODAS as qualidades que você quer.
Então vamos lá:
1- Localização do empreendimento
As imagens de implantação do stand de vendas são sempre maravilhosas.
O empreendimento está localizado em uma área bem urbanizada, a rua do entorno possui diversas árvores e ao redor do terreno existem apenas casas, sem nenhum outro prédio a quilômetros de distância, o que vai permitir que você tenha uma vista maravilhosa da janela do seu apartamento.
Sempre dê uma volta nas ruas próximas ao futuro prédio, em horários diferentes. Avalie os acessos, o trânsito.
Existe comércio próximo ou é uma rua residencial? É rota de aviões ou tráfego pesado? A rua é de mão única? A rua alaga?
2- O empreendimento tem mais de uma fase?
Atualmente é muito comum as construtoras aproveitarem um grande terreno e lançar vários condomínios. O problema é que eles não te contam isso na maquete e nas imagens.
A justificativa será que os empreendimentos são totalmente independentes, o que é verdade já que são separados pelos muros, mas dependendo do número de condomínios e unidades, isso pode se tornar um problema.
Já pensou o transtorno de comprar um apartamento e descobrir depois que na frente da sua janela será construída outra torre, para apartamentos tipo studio? Onde fica aquela sonhada vista prometida pelo corretor?
Uma amiga minha comprou um apartamento de alto padrão e não sabia que ao lado seria construído (pela própria construtora) um outro empreendimento de baixo padrão com 400 unidades.
O apartamento, que ela pagou um preço bem salgado, sofreu uma grande desvalorização, além dela ter perdido a vista que tinha. Agora ela pode observar todas as manhãs o que o seu vizinho de janela está fazendo, já que a distância entre as torres é a mínima exigida pela legislação.
Sem contar no transtorno que se transformou o trânsito da região. O condomínio dela e os outros dois que foram construídos ao lado passam de 1000 unidades.
3- Ninguém mora no apartamento decorado
Lembre-se que o decorado é para vender e não para morar.
Você vai encontrar um ambiente lindo, sofisticado, moderno…..mas que não é habitado por ninguém!
A cozinha está sempre em ordem, os banheiros não tem escovas de dente ou cabelo espalhados pela pia, não existem portas entre os ambientes.
Entre em cada um dos ambientes e avalie o espaço. Qual a distância entre a cama e o armário nos quartos? Como funciona a circulação na cozinha? Qual o tamanho do sofá que cabe na sala?
O banheiro tem espaço suficiente para um armário? Eu consigo entrar no box e levantar os braços?
Esse tipo de coisa parece ridícula na hora, mas você vai ficar bem irritado quando descobrir que a porta do seu box não abre totalmente porque bate no vaso sanitário ou que não é possível ter uma TV de frente para a cama na suíte.
4- A planta permite modificações de layout?
Antes de planejar as mudanças que serão feitas na planta, pergunte qual o tipo de estrutura utilizada e quais modificações podem ser feitas.
Tanto a alvenaria convencional como a estrutural possuem limites de alteração quanto as paredes e lajes.
5- Localização das janelas
Muito mais do que se preocupar com a posição do sol (o corretor vai fazer questão de te mostrar o lado que o sol nasce e se põe, explicando que as janelas com o sol da manhã são mais caras), você deve analisar a implantação e verificar para qual lado estão voltadas as janelas, principalmente as do quarto.
De nada adianta pagar mais caro pela unidade que recebe o sol da manhã se existe uma torre em frente a sua fazendo sombra.
6- Analise a planta com atenção
Simule na planta artística como funcionaria a sua rotina no apartamento.
Qual o espaço de circulação entre os móveis? Qual o espaço de armário da cozinha e lavanderia? É possível instalar uma TV na parede do quarto? Na maioria dos quartos a cama está de frente para um armário.
7 – Comodidades
O prédio oferece aquecimento à gás ou elétrico?
Existe a possibilidade de instalação de coifa na cozinha?
E ar condicionado? Em quais ambientes podem ser instalados?
É possível instalar automação?
Viu só como são pequenos detalhes que você precisa da ajuda de um profissional para perceber?
Sabendo da dificuldade de analisar tantos pontos, nosso escritório oferece um serviço chamado Concierge Arquitetura.
O serviço oferece uma análise do apartamento junto com a entrega de opções de layout para que o cliente avalie se o imóvel é ideal para seu estilo de vida.
Já perdi a conta de quantos clientes ajudamos dessa forma. Ao receberem a análise, eles puderam tomar uma decisão com muito mais consciente.
Espero que as dicas tenham ajudado!
Abraços